Sapiens – porque todo ser humano deveria lê-lo

Foi a frase da imagem acima que me intrigou a ler Sapiens. Meu avó, na sabedoria de seus 94 anos sempre diz: “filha, o mundo só melhora”. A melhoria eu também enxergo, mas chegar a juventude eterna e leitura de mente eu precisava entender. Trabalhando com tecnologia já vejo acontecer nossa transformação em engenheiros da vida. Apesar de continuar apanhando do WordPress para escrever esse blog.

Antes de comprar o livro, por coincidência ou atenção focada, vi vários famosos recomendando a leitura, Bill Gates, Obama, Mark Zuckerberg. Também assisti alguns vídeos do autor (links abaixo). Apesar dos conceitos mais importantes estarem nos vídeos e palestras, a leitura é indispensável. Muito mais densa e rica, ela permite ao leitor assimilar as ideias aos poucos. É um processo de descoberta e reflexão, no seu tempo. Aliás, ainda não apresentei o autor. Yuval Noah Harari é israelense, historiador com PhD em Oxford e traz sempre uma perspectiva histórica e antropológica.

Voltando a minha jornada. Interesse gerado. Vídeos vistos e amostra lida em meu Kindle, lá fui eu para a livraria em busca do meu exemplar. Sim, sou daquelas que adora um livro físico. A obra é grande, mais de 400 páginas. Demorei 3 meses para ler. Não porque seja difícil ou complicado, mas porque não queria que acabasse. Minha motivação a termina-lo foi esse texto e o próximo livro do mesmo autor Homo Deus. Spoiler: ainda não descobri o segredo da juventude eterna e da leitura de mente. Contudo, fui surpreendida com muito mais conhecimento e considerações que pudesse imaginar.

Sapiens é um livro brilhante por vários motivos. O primeiro porque conta de forma rápida e pontual a história da nossa espécie. Começando antes mesmo de sermos dominantes na terra, passando pela revolução agrícola, os impérios, a época medieval, as guerras, o nascimento do capitalismo e a revolução industrial, a revolução científica chegando aos nossos dias. Segundo, por fazê-lo com uma isenção de juízo de valores que te faz pensar sobre o que acreditamos e a forma como agimos o tempo todo. Esqueça o politicamente correto te foi ensinado. Sapiens traz uma mensagem factual, por vezes dura. Terceiro, por discutir temas tabus dessa perspectiva isenta, da guerra à formação dos preconceitos, passando pelo, dinheiro, religião e sexualidade.

Evoluindo a si próprio com a leitura. É um livro transformacional. É como colocar um novo par de óculos pelo qual o mundo e a nossa história passam a ser vistos através de outras lentes. Não do bem ou do mal, mas dos fatos que nos trouxeram até aqui. Ao terminar o livro, conclui que meu avô está certo. O mundo só melhora. Talvez seja esse nosso propósito na terra. Boa leitura!

 

https://www.ted.com/talks/yuval_noah_harari_what_explains_the_rise_of_humans

https://www.youtube.com/watch?v=XOmQqBX6Dn4

 

1 comentário

  1. Oi Fla!
    Confesso que quando comecei o Sapiens achei muito similar ao Jared Diamond em Armas, Germes e Aço. Estava enganada!
    Achei uma leitura que abre nossa cabeça e nos refletir sobre nosso papel nesse mundão.
    Homo Deus também é brilhante!

    Curtir

Deixe um comentário